A nova ponte sobre o Rio Candeias em Rondônia: modernização, infraestrutura e desenvolvimento regional

A nova ponte sobre o Rio Candeias em Rondônia: modernização, infraestrutura e desenvolvimento regional

 Projeto da nova ponte sobre o rio Candeias, em RO — Foto: Concessionária Nova 364


Porto Velho, Rondônia - A BR-364 é uma das principais rodovias federais do Brasil, desempenhando papel estratégico na integração logística da Região Norte com o restante do país. Em Rondônia, a rodovia atravessa áreas de intensa atividade agropecuária e florestal, servindo como principal eixo de escoamento da produção. Entre os municípios de Porto Velho e Candeias do Jamari, a travessia do rio Candeias tornou-se um ponto crítico desde a interdição da ponte antiga, em janeiro de 2025, devido a fissuras estruturais.

Neste cenário, a Concessionária Nova 364, responsável pelo trecho concedido da BR-364, assumiu a responsabilidade pela construção de uma nova ponte, mesmo antes da formalização do contrato de concessão. A medida foi autorizada mediante um termo de cooperação firmado com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), permitindo a antecipação da obra.

Situação da Ponte Antiga

A ponte localizada no km 694 da BR-364 foi interditada pelo DNIT em 17 de janeiro de 2025, após identificação de falhas estruturais, como fissuras e comprometimento da estabilidade. Desde então, o tráfego de veículos passou a ser desviado para uma segunda ponte paralela, originalmente destinada ao sentido Porto Velho–Candeias do Jamari. Esta estrutura passou a operar em mão dupla de forma emergencial, causando lentidão, filas e tempo médio de espera de 30 minutos para a travessia.

Iniciativa da Concessionária Nova 364

A Concessionária Nova 364, vencedora do leilão de concessão do trecho denominado “Rota Agro Norte”, decidiu incluir a obra da ponte em seu plano de trabalho. Segundo Wagner Martins, CEO da empresa, a decisão foi tomada após constatação in loco da urgência da intervenção. A proposta foi apresentada ao DNIT e aceita mediante assinatura de termo de cooperação, mesmo antes da formalização da concessão, prevista para o dia 18 de julho de 2025.

Com a assinatura do contrato definitivo, a empresa assumirá a gestão integral do trecho, incluindo serviços de manutenção, operação e atendimento aos usuários, com previsão de implantação de ambulâncias, guinchos, veículos de inspeção e torres de conectividade 4G.

Características do Projeto da Nova Ponte

A nova ponte sobre o rio Candeias será construída com base em parâmetros modernos de engenharia rodoviária, visando segurança e acessibilidade. As principais alterações previstas incluem:

Alargamento da pista: de 10 para 16 metros, permitindo melhor fluxo de veículos
  • Ciclovia: espaço exclusivo para ciclistas, promovendo mobilidade ativa
  • Faixa de pedestres: garantindo a travessia segura de pessoas
  • Acostamento: nos dois lados da ponte, aumentando a segurança em casos de emergência.
A previsão de entrega da obra é de seis meses, reduzindo significativamente o tempo inicialmente estimado de um ano.

IMPACTOS E BENEFÍCIOS

A reconstrução da ponte trará múltiplos benefícios à região. Além de restaurar a normalidade no tráfego entre Porto Velho e Candeias do Jamari, a nova estrutura contribuirá para o desenvolvimento econômico local ao facilitar o transporte de cargas e o deslocamento da população. A presença de ciclovias e faixas de pedestres também representa um avanço na inclusão da mobilidade urbana sustentável nas obras de infraestrutura federal.

O projeto também é considerado um exemplo de cooperação público-privada eficiente, que demonstra a A construção da nova ponte sobre o rio Candeias é um marco na reestruturação da BR-364 em Rondônia. A iniciativa da Concessionária Nova 364, em parceria com o DNIT, evidencia a importância da modernização da infraestrutura para garantir a segurança e o bem-estar da população. Com a conclusão da obra prevista para o fim de 2025, espera-se a retomada do fluxo normal de veículos e a oferta de uma travessia mais segura e inclusiva.

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