728

Mais de 190 atletas de Rondônia vão competir nos Jogos Escolares Brasileiros 2023, em Brasília nesta quinta-feira

Share:

São esperados mais de 6 mil estudantes das 27 unidades da Federação, deste total, 199 atletas são de Rondônia

Porto Velho, RO - Os Jogos Escolares Brasileiros – JEBs, edição 2023, que iniciam na quinta-feira (26), vai contar com a participação de 199 estudantes-atletas rondonienses, que vem sendo preparados e assistidos pelo Governo de Rondônia, em parceria com a Confederação Brasileira de Desporto Escolar – CBDE, visando impulsionar a prática do esporte nas escolas. As competições seguem até 9 de novembro, em Brasília (DF).

Dentro das modalidades individuais, os atletas rondonienses vão competir no atletismo adaptado, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, karatê, wrestling, natação, taekwondo, tênis de mesa e xadrez. Já nas especialidades coletivas, Rondônia conta com times de basquete, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia.

Segundo o gerente de Educação Física e Cultura Escolar da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, Evangelista Araújo, fazem parte da delegação estadual liderada pelo técnico Paulo Roberto, 247 pessoas entre atletas, técnicos, fisioterapeutas, oficiais, dirigentes, comunicadores e coordenadores de modalidades.

“Este ano, levaremos atletas de 93 escolas que vão representar os municípios de Cacoal, Porto Velho (distritos de Calama e Jaci-Paraná), Ji-Paraná, Vilhena, Nova Mamoré, Rolim de Moura, Pimenta Bueno, Colorado do Oeste, Ariquemes, Costa Marques, São Francisco do Guaporé, Cerejeiras, Alvorada do Oeste, Seringueiras, Cujubim, Buritis, Cabixi, Jaru, São Francisco do Guaporé, Guajará-Mirim, Santa Luzia do Oeste e Alta Floresta do Oeste”, ressaltou o gerente.

Para a secretária da Seduc, Ana Lúcia Pacini, o esporte é uma ferramenta pedagógica essencial à promoção da inclusão social. “Não tenho dúvidas que esses jovens vão desfrutar de um dos melhores momentos da vida deles. Vivenciarão uma troca de experiências e ao mesmo tempo garantir bons resultados para o nosso Estado”, evidenciou.

TRADIÇÃO

Os JEBs tem por finalidade, fomentar a participação de estudantes-atletas brasileiros da educação básica em atividades desportivas, promovendo assim, a integração social, o exercício da cidadania e a descoberta de novos talentos. As competições serão disputadas por atletas com faixa etária de 12 a 14 anos, matriculados em instituições de ensino pública e privada. São esperados mais de 6 mil estudantes das 27 unidades da Federação, e, dentro deste total, 199 atletas são de Rondônia.

Nenhum comentário