MPRO participa em Brasília de reunião nacional sobre articulações das Eleições 2026

MPRO participa em Brasília de reunião nacional sobre articulações das Eleições 2026

A ação busca fortalecer a uniformidade e a efetividade da atuação eleitoral do Ministério Público na primeira instância

Porto Velho, RO - O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO) participou, nesta quinta-feira (30/10), da reunião do Grupo Nacional de Coordenadores Eleitorais (Genace), realizada no escritório funcional dos Ministérios Públicos, em Brasília (DF). O MPRO foi representado pelo promotor de Justiça Glauco Maldonado Martins, coordenador do Núcleo de Apoio Eleitoral (Nuape).

O Genace é composto por procuradores e promotores de Justiça que, no âmbito dos Ministérios Públicos estaduais, exercem a função de coordenação das atividades dos promotores eleitorais. Criado em 2019, no âmbito do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), o grupo tem como objetivo fortalecer a uniformidade e a efetividade da atuação eleitoral do Ministério Público na primeira instância.

Entre as principais finalidades do Genace estão fomentar o debate sobre o direito eleitoral, promover ações educacionais para capacitação contínua dos membros e desenvolver estratégias de integração nacional das atividades eleitorais do Ministério Público. Durante a reunião, foram discutidas e aprovadas importantes deliberações, entre elas: planejamento estratégico do Genace 2025-2028; plano de atuação 2025/2026; instituição de uma coordenação acadêmica; criação de Grupos de Trabalho (GTs) temáticos.

Os grupos de trabalho abordaram temas estratégicos para o fortalecimento da atuação eleitoral, como: aprimoramento da Portaria PGE nº 1/2019, que regulamenta as atividades finalísticas do Ministério Público Eleitoral (com participação do MPRO nesse grupo); atuação do Genace frente às organizações criminosas nas eleições; definição de eixos de atuação unificados para as Eleições 2026; acompanhamento legislativo e análise de propostas; desenvolvimento de soluções com uso de inteligência artificial no âmbito do Ministério Público Eleitoral.

De acordo com o promotor de Justiça Glauco Maldonado Martins, a reunião representa um importante passo na preparação institucional para o pleito de 2026: “O Genace tem papel essencial na construção de estratégias conjuntas e na promoção da eficiência da atuação eleitoral do Ministério Público em todo o país. A troca de experiências e o planejamento integrado são fundamentais para garantir eleições íntegras e transparentes”, destacou.

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem