Porto Velho, Rondônia – O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) encerra, no dia 26 de setembro de 2025, as atividades do Setembro Verde, mês de conscientização sobre a inclusão de pessoas com deficiência. A programação especial, organizada pela Assessoria de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão (ASSESUA), reúne atendimentos exclusivos e debates sobre acessibilidade e cidadania.
As atividades começam às 9h30, com o atendimento especial do programa Meu Voto, Meu Poder, no hall em frente ao auditório do TRE-RO. Serão oferecidos serviços eleitorais como emissão do primeiro título, transferência de domicílio, regularização de títulos cancelados, atualização de dados, inclusão de nome social, mudança de local de votação, coleta de biometria, consulta de situação eleitoral e emissão de certidões.
Para o atendimento, é necessário apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência. Homens maiores de 19 anos que solicitarem o título pela primeira vez devem apresentar também o certificado de reservista.
Às 10h, será realizada a Roda de Conversa: Inclusão Social de Pessoas com Deficiência, aberta a servidores, colaboradores da ECOLIGA e à sociedade. O encontro contará com palestras e debates sobre o papel dos órgãos públicos na inclusão, combate ao capacitismo e superação de barreiras arquitetônicas, comunicacionais e atitudinais.
Entre os participantes confirmados estão o juiz de Direito Sérgio William Domingues Teixeira, presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade do TRE-RO, e representantes da ASDEVRON – Associação dos Deficientes Visuais de Rondônia, incluindo Robson André de Souza Santos, Carlos Eduardo Martins Maciel e Sebastiana da Silva Santana, que compartilharão experiências sobre educação inclusiva, cultura, esportes e acessibilidade.
As inscrições para a roda de conversa podem ser realizadas antecipadamente pelo link: https://forms.gle/ieTq9ja1AkcX7t4k6.
A iniciativa reforça o compromisso do TRE-RO com a promoção de ambientes acessíveis e inclusivos, fortalecendo a cidadania e os direitos das pessoas com deficiência em Rondônia.
Fonte: Assessoria de Comunicação do TRE-RO

.webp)