Polícia Federal destrói 71 dragas em operação contra garimpo ilegal no Amazonas

Polícia Federal destrói 71 dragas em operação contra garimpo ilegal no Amazonas

Porto Velho, Rondônia – A Polícia Federal (PF) realizou, na manhã desta segunda-feira (15), uma operação de combate ao garimpo ilegal nos municípios de Humaitá e Manicoré, no interior do Amazonas. A ação teve como foco a destruição de dragas utilizadas na mineração ilegal no Rio Madeira.

De acordo com a PF, até o meio-dia foram destruídas 71 dragas. Até o momento, não há registro de prisões, mortos ou feridos.

Imagens registradas pela Rede Amazônica mostram a orla de Humaitá isolada, com forte presença de agentes da Força Nacional. Em outro ponto, os repórteres flagraram destroços que seriam resultado de confrontos durante a ação.

Operação integrada

A ofensiva faz parte de uma série de operações contra o garimpo ilegal realizadas desde 2023. Neste ano, a diferença está na coordenação conjunta entre diferentes forças de segurança pública, sob supervisão do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia), com apoio do Poder Judiciário.

STJ rejeitou pedido contra destruição de balsas



A operação ocorre uma semana após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negar um pedido da Defensoria Pública do Estado do Amazonas, que tentava impedir o uso de explosivos na destruição das balsas de garimpo no Rio Madeira.

A Defensoria havia argumentado que a prática transformava a região em uma “zona de guerra” e feria direitos fundamentais, como moradia e devido processo legal. No entanto, o ministro Francisco Falcão entendeu que não havia provas de ilegalidade ou abuso nas operações conduzidas pela PF e pelo Ministério da Justiça.

Fonte: REDAÇÃO g1 AM. Polícia Federal realiza operação contra garimpo ilegal no interior do Amazonas. Manaus: g1 Amazonas / Rede Amazônica

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem