MPRO participa de cerimônia da OAB para lançamento de manual sobre uso de inteligência artificial no Sistema de Justiça

MPRO participa de cerimônia da OAB para lançamento de manual sobre uso de inteligência artificial no Sistema de Justiça

 

A tecnologia pode ser uma importante aliada no fortalecimento do Sistema de Justiça

Porto Velho, RO - O Ministério Público de Rondônia (MPRO) participou, na tarde da quinta-feira (5/9), da cerimônia de lançamento do Manual sobre o Uso de Inteligência Artificial no Sistema de Justiça. O evento foi realizado no auditório da sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), em Porto Velho. A iniciativa tem como objetivo orientar o uso seguro, ético e responsável da tecnologia por profissionais da área jurídica.

O manual foi elaborado pelo Comitê de Governança em Inteligência Artificial do Tribunal de Justiça de Rondônia, com o apoio da Escola da Magistratura (Emeron). A publicação apresenta explicações acessíveis sobre como utilizar ferramentas de inteligência artificial no cotidiano de juízes, promotores, advogados e servidores, promovendo o uso da tecnologia com respeito aos direitos fundamentais.


A inteligência artificial é uma tecnologia que permite aos computadores realizar tarefas antes restritas aos seres humanos, como leitura de textos, organização de dados e geração de sugestões. No contexto do Sistema de Justiça, seu uso pode contribuir para tornar o trabalho mais ágil e eficiente.
Durante o evento, foram discutidos os desafios relacionados ao uso da IA, formas de minimizar possíveis erros e a importância de um uso criterioso e ético da tecnologia. Também foi ressaltada a necessidade de capacitação dos profissionais da área para que possam utilizar adequadamente essas ferramentas.

MPRO apresenta o projeto “Rondôn.IA”

Na ocasião, o Promotor de Justiça Jarbas Sampaio Cordeiro, Coordenador de Gestão de Tecnologia da Informação e Presidente do Comitê Estratégico de TI do MPRO, apresentou o projeto “Rondon.IA”. O membro, que é o responsável pela implementação do projeto, falou sobre a perspectiva do Ministério Público sobre o uso da inteligência artificial.


Segundo o promotor, o projeto visa facilitar o trabalho de promotores e servidores, tornando os serviços mais acessíveis e eficazes. Destacou ainda que a busca por eficiência pelo MPRO vai além da agilidade e da economia de recursos, sendo direcionada principalmente ao aperfeiçoamento da prestação de serviços à sociedade.
O promotor de Justiça reforçou que a perspectiva do Ministério Público é clara: a inteligência artificial já é uma realidade consolidada e continuará sendo parte integrante do futuro institucional. Destacou que essa é uma bandeira defendida pelo MP brasileiro, que tem promovido capacitações e ações de incentivo ao uso estratégico e ético da IA.
O evento reiterou a ideia de que a tecnologia, quando utilizada de forma consciente e responsável, pode ser uma importante aliada no fortalecimento do Sistema de Justiça. O manual será distribuído aos profissionais da Justiça em Rondônia e poderá servir de referência para outras regiões do país.
Gerência de Comunicação Integrada (GCI)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem